quinta-feira, 29 de outubro de 2009

António Félix da Costa testa com a WSR


António Félix da Costa participou nos testes colectivos da World Series by Renault, que se realizaram no Motorland Aragon nos dias 27 e 28 de Outubro. No primeiro dia, o piloto português conduziu um carro da P1 Motorsport, enquanto que no dia seguinte esteve ao volante de um da Tech 1 Racing.
A adaptação à P1 Motorsport foi fácil e na primeira sessão, Formiga foi segundo com o tempo de 1m43.656 e rodou 52 voltas. Da parte da tarde, António Félix da Costa foi o mais rápido (1m43.935), tendo feito trinta voltas ao circuito.
No segundo dia, o piloto português foi sétimo em ambas as sessões. Fez 1m44.187 na primeira e 1m43.889 na segunda. No total, rodou com o Tech 1 82 voltas.
No final dos treinos, António Félix da Costa considerou os testes muito positivos e referiu que a WSR é uma das hipóteses para 2010. Formiga confessou também ter sentido algumas dores nos músculos lombares pelo que terá que melhorar a sua preparação física no defeso.
Na próxima semana, António Félix da Costa volta a testar com a WSR, desta feita em Barcelona. Uma semana depois é a vez de experimentar a GP2 com a Ocean Racing Technology. Agendado está também um teste com a Fórmula 3.

domingo, 25 de outubro de 2009

Domínio total não foi suficiente

António Félix da Costa dominou inteiramente a última jornada do Eurocup Fórmula Renault 2.0, realizada no circuito Motorland Aragón, mas isso não foi suficiente para chegar ao título.
A superioridade do piloto português começou logo a evidenciar-se nos treinos. Na qualificação, Formiga não deu hipóteses à concorrência e assegurou a pole para as duas corridas.
Na primeira, António Félix da Costa partiu bem e assegurou o comando, sendo seguido por Albert Costa e Jean-Éric Vergne. Os três homens da frente seguraram as posições e viram a bandeira de xadrez por esta ordem.
Para António Félix da Costa, a história repetiu-se na segunda corrida. O português venceu sem grande dificuldade, mas o terceiro lugar de Albert Costa e o sexto de Jean-Éric Vergne atiraram Formiga para a terceira posição no campeonato, com os mesmos pontos do segundo e a dez do primeiro.
O desfecho do Europeu acabou por estar directamente ligado à desqualificação dos carros da Motopark em Nurburgring. A situação roubou 28 pontos a António Félix da Costa pelo que se tudo tivesse corrido dentro da normalidade na Alemanha, o piloto português teria conquistado o seu segundo título internacional com uma margem pontual bem folgada.

sábado, 17 de outubro de 2009

António Félix da Costa testa GP2

O piloto António Félix da Costa foi convidado pela Ocean Racing Technology para fazer um teste com um GP2. A sessão realiza-se entre os dias 10 e 12 de Novembro, no circuito de Paul Ricard, em França.
Para além de Félix da Costa, a equipa portuguesa de GP2 vai testar com Charles Pic, Christian Vietoris, Nelson Panciatici e um outro piloto que ainda não foi anunciado.
O patrão da equipa, Tiago Monteiro afirmou que gostaria de ver “Formiga” ao volante de um dos seus carros pois é um dos mais talentos pilotos da actualidade em Portugal.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Apelo recusado

A desqualificação dos carros da Motopark Academy na prova referente ao Europeu de Fórmula Renault 2.0, em Nürburgring, foi confirmada pelas instâncias competentes.
Nas verificações técnicas da qualificação, os comissários consideraram que havia alterações nas bombas dos travões e todos os carros da Motorpark foram chumbados. A equipa recorreu da sentença e António Félix da Costa obteve em pista um primeiro e um segundo lugar.
A recusa do apelo coloca o piloto português em “maus lençóis” no que toca à conquista do título e o grande beneficiado acabou por ser Albert Costa.
No Campeonato Europeu, António Flelix da Costa é agora terceiro, ficando a 17 de Albert Costa e a 15 de Jean-Eric Vergne.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mais uma vitória no NEC

António Félix da Costa era já o vencedor do Campeonato Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0 mas nem assim facilitou e na última jornada da competição, disputada em Spa, obteve mais uma vitória e um segundo lugar.
Na qualificação, o piloto português foi o mais rápido e aproveitou a pole position para dominar a primeira corrida desde a partida até à bandeirada final.
Com a inversão na grelha de partida para os oito primeiros classificados na corrida anterior, o “Formiga” saiu da oitava posição e fez um excelente arranque que lhe permitiu chegar ao terceiro lugar. Pouco depois sobe para segundo, posição em que terminou a corrida.

sábado, 3 de outubro de 2009

Recurso domina jornada do Europeu em Nurburgring

O futuro de António Félix da Costa no Campeonato Europeu de Fórmula Renault 2.0 está dependente do recurso interposto pela sua equipa à desqualificação decida pelos Comissários Desportivos de Nurburgring.
Na pista, o piloto português obteve uma vitória e um segundo lugar, resultado excelente que lhe “abre as portas” para o título europeu. Contudo, tudo pode ir por “água abaixo” na secretaria. No final da sessão de qualificação, os comissários detectaram uma irregularidade no sistema de travagem e desqualificaram os carros da Motopark Academy. A equipa recorreu da decisão e “Formiga” pode alinhar nas corridas, embora tudo esteja suspenso até uma decisão do Tribunal Desportivo de Apelação. Se o tribunal rejeitar o recurso, muito dificilmente António Félix da Costa conseguirá anular a desvantagem para Albet Costa. Caso a decisão seja favorável à Motopark, António Félix da Costa parte com uma importante vantagem pontual para a última jornada do campeonato, que se em Alcaniz, nos dias 24 e 25 de Outubro.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

António Félix da Costa vence Campeonato Norte Europeu

Em Nurburgring, o piloto português António Félix da Costa sagrou-se campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. Um sexto lugar e uma vitória foram suficientes para “Formiga” comemorar o título a uma jornada do final do campeonato.
Na primeira corrida, António Félix da Costa partia da terceira posição da grelha de partida. Contudo, a equipa optou por fazê-lo largar das boxes já que o programa do fim-de-semana incluía quatro corridas e as “confusões” nas largadas costumam ser muito frequentes. O piloto português fez uma excelente prova e terminou em sexto.
Na segunda corrida, “Formiga” saiu da terceira posição e assumiu o comando na segunda volta. O piloto nacional acabou por vencer com mais de 10 segundos de vantagem sobre o segundo classificado.
No final, António Félix da Costa agradeceu o título a todos aqueles que o acompanharam durante a época.